Av. Carlos Marques Rollo, nº 854 | Vila Nova - Nova Iguaçu - RJ Tel.: (021) 2797-1050

Notícias

Home » Notícia » História: Empresa de Transportes Flores

História: Empresa de Transportes Flores


2/08/2019

Uma das empresas pioneiras da Baixada, é também sinônimo de inovação.

Fundada em 1957, a Flores começou a operar efetivamente em l959, quando recebeu autorização para circular na linha São João de Meriti – Duque de Caxias. No final da década de 1960, a sede da empresa, que antes funcionava em Nilópolis, se mudou para São João de Meriti.

O ano de 1975 foi decisivo para a história da Flores, quando foi adquirida por José Alves Lavouras, uma pessoa determinada e apaixonada por transporte e que tinha o sonho de formar uma grande empresa, que se destacasse pela sua eficiência mas também pelo valor que dedicava às pessoas que faziam parte dela. Já na década de 1980 seu sonho começou a se realizar.

A década de 1990 marcou o momento mais triste da história da Flores: o falecimento de José Alves. Seus filhos assumiram a empresa e deram continuidade ao seu sonho. Hoje, a terceira geração já atua na administração, combinando modernidade e inovação com experiência e trajetória de sucesso.

Seguindo o sonho de Lavouras, a empresa continuou tendo como um de seus maiores princípios o respeito e a valorização de seus profissionais. Dois exemplos claros disso são a Creche Maria Alves Lavouras, mantida pela empresa e que atende aos filhos de funcionários e a comunidade local, e a academia de ginástica construída dentro da sede administrativa. Essa cultura de valorização dos profissionais foi reconhecida pela Revista Você S/A que classificou a Flores entre as 25 melhores empresas para se trabalhar no Rio de Janeiro.

A Flores conta hoje com 2903 colaboradores e mantém diversos canais de comunicação com eles, como TV Corporativa, jornal on line, redes sociais e a Ouvidoria Vapt-Vupt. A empresa também criou sete mascotes para facilitar a interação com eles. Os clientes externos, por sua vez, recebem atenção especial da empresa, através das redes sociais e de iniciativas como o Programa de Portas Abertas, que se destina a visitas técnicas, e o Projeto Cultura em Movimento, biblioteca itinerante que circula pelos pontos de ônibus incentivando a leitura.

A empresa adota um sistema de gestão integrada, que compreende processos, procedimentos e práticas que são adotados para implementar políticas e atingir objetivos de forma mais eficiente. Esse sistema engloba a NBR ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade; a NBR ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental e OHSAS 18001 – Sistema de Gestão da Saúde e Segurança do Trabalho. O sistema foi reconhecido e premiado pelo Bureau Veritas, responsável pela avaliação da conformidade e certificação nas áreas da qualidade, saúde e segurança, meio ambiente e responsabilidade social (QSMS). A empresa foi a primeira no segmento de transportes, em todo o Estado do Rio de Janeiro, a conquistar a certificação na área ambiental. A eficiência da empresa em outras áreas também já foi reconhecida e premiada por diversas entidades, como a ANTP, a Federação das Empresas de Transportes e as Revistas Transporte Moderno e Technibus.

Hoje, o sucesso da Flores e a boa imagem conquistada ao longo de sua trajetória podem ser explicados pelo relacionamento que a empresa construiu junto aos colaboradores, clientes e acionistas, baseado em respeito, dedicação e responsabilidade, e na busca permanente por inovação e qualidade na prestação dos serviços.

©Copyright TransÔnibus 2017 | Todos os direitos reservados.