Av. Carlos Marques Rollo, nº 854 | Vila Nova - Nova Iguaçu - RJ Tel.: (021) 2797-1050

Notícias

Home » Notícia » Linave: uma trajetória de sucesso

Linave: uma trajetória de sucesso


12/12/2019

Em julho de 1961, os empresários Arthur da Silva, Arthur da Silva Filho, Antônio de Oliveira Carvalho e Hugo Jordão Ribeiro fundaram a Viação Esperança, que iniciou suas atividades operando a linha Nova Iguaçu X Miguel Couto (Via Boa Esperança), que contava com quatro veículos na época.

Não demorou muito para a Viação começar a colher os frutos de seu trabalho. Em abril de 1962, com menos de um ano de fundação, a empresa adquiriu seis veículos e incorporou duas linhas da extinta Santa Terezinha.

Entre 1962 e 1964, ingressaram na administração os empresários e irmãos Feliz da Silva, José da Silva Neto e Luiz Carlos da Silva. Em 1970, ingressou o sócio Paulo Roberto da Silva  e a empresa incorporou a linha Nova Iguaçu X Miguel Couto (Via Luiz de Lemos), da extinta Nossa Senhora do Refúgio, junto com alguns veículos, e adquiriu a sede atual, localizada na Rua Érbio Chenicharo .

Em 1974, surgia a Linave Transportes, fundada pelo Grupo Evanil para operar a linha Nova Iguaçu x Queimados (via Dutra). A mesma foi adquirida em maio de 1975 pela Viação Esperança, junto com sua frota  de 10 veículos. No mesmo ano, os sócios da Viação Esperança decidiram fundar uma nova empresa de transporte coletivo, a Viação Vila Rica, para operar a linha Nova Iguaçu X Conjunto BNH. Assim, o grupo passou a contar com três empresas de ônibus: Esperança, Linave e  Vila Rica, que foi vendida pouco tempo depois para um grupo de empresários cariocas.

Em 1983, por meio da fusão da Viação Esperança e Linave, nascia a Linave Transportes, razão social que permanece até os dias de hoje.

Na década de 90, a Linave mudou a tradicional pintura creme e marrom e incorporou uma identidade visual mais moderna nas cores verde, laranja e branco, em referência aos famosos laranjais de Nova Iguaçu. Para inaugurar esta nova fase, foram adquiridos cerca de 10 novos ônibus com carroceria Ciferal, os famosos “bicudos”.

Em 2013, a Linave implantou o Sistema de Gestão de Qualidade, que tem orientado a empresa a caminhar de forma segura e continuada rumo à excelência da gestão e dos serviços prestados. Em 2015, foi implantado o setor de Desenvolvimento Humano Organizacional.

Já em 2016, aconteceu um fato marcante para a Linave: as linhas de ônibus municipais de Nova Iguaçu passaram a ser operadas através do sistema de consórcio. As linhas da Linave participam do Consórcio Reserva de Tinguá, presidido pelo diretor da empresa.

Para manter-se próxima de seus clientes, a Linave conta com um site e redes sociais, através dos quais divulga todas as notícias da empresa e esclarece dúvidas. Em breve, a empresa também lançará um aplicativo para informar os horários dos ônibus de todas as suas linhas.

A preservação do meio ambiente também merece uma atenção especial da direção da Linave. Todos os resíduos gerados são controlados e destinados corretamente por empresas licenciadas pelo INEA. A empresa possui estação de tratamento de água de reuso proveniente da lavagem dos veículos e em toda a estrutura do galpão foram instaladas calhas para captar água da chuva. Toda a frota da Linave é aprovada pelo Programa Selo Verde, que comprova que os ônibus da empresa estão dentro do padrão do INEA de emissão de gases poluentes.

Com um quadro de 660 colaboradores, a Linave possui, hoje, uma frota de mais de 160 veículos (alguns climatizados e com poltronas reclináveis) distribuídos em 35 linhas, que operam em 11 municípios do estado. Neste ano, a empresa iniciou a implementação e disseminação do Código de Conduta para todos os colaboradores, já em atendimento ao Programa de Integridade e Conformidade.

A empresa continua trilhando seu caminho de sucesso, sempre em busca de excelência e fiel a seus principais valores: competência, simplicidade, respeito, comprometimento e transparência.

 

Foto: Divulgação Linave

©Copyright TransÔnibus 2017 | Todos os direitos reservados.