Programa Criança Viva

Desde 1996, o TransÔnibus acredita que a educação para o Trânsito desde a infância é o melhor meio para conscientização dos futuros cidadãos, com possível impacto na redução dos índices de acidentes de trânsito. Baseado nessas premissas de preservação da vida e orientação à terceira infância, o sindicato criou o Programa Criança Viva, que iniciou como um Projeto em uma minicidade de trânsito, chamada Transitopólis, espaço cedido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, localizado no 20° BPM, com uma área de 1.620m², que comportava um cenário realista de uma cidade grande com hospital, escola, lanchonete, praça, prefeitura, semáforo e demais sinalizações, ponto de ônibus, linha férrea, escola, passarela, etc.

Os alunos de escolas públicas da região de abrangência do sindicato, na Baixada Fluminense, aprendiam através de orientações práticas e teóricas sobre todos os elementos que compõem o trânsito, como: urbanidade, cidadania, respeito às leis de trânsito, preservação do meio ambiente, entre outros.

Em 2020, no início da pandemia, as atividades foram paralisadas para segurança dos alunos. Com previsão de retomada em 2024, o Programa será instalado em um novo espaço com uma estrutura cênica modernizada, semelhante a anterior, porém com inserção de elementos tecnológicos para dinamizar a didática das aulas. Também, a programação será enriquecida com conteúdo cultural e vivência prática de preservação do meio ambiente

Até 2020, o PCV, como é mais conhecido, recebeu a visita de mais de 136 mil crianças.

 

Premiações

Como parte do sucesso do Programa, menos de um ano após a sua criação, conquistou o 10° Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, na categoria Escola. Ainda no âmbito do destaque, o PCV recebeu diversas menções de congratulações em plenários de Câmaras Municipais e Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Também serviu de benchmarking para várias cidades do Brasil e para países como Peru, Chile e Japão.