Programas Ambientais

Convênio Selo Verde

Desde 1997, o Meio Ambiente está presente nas preocupações das empresas associadas ao TransÔnibus, por isso, o sindicato foi um dos primeiros do Estado do Rio de Janeiro na adesão ao Programa EconomizAR, que agora faz parte do Convênio Selo Verde, e visa controlar a emissão de poluentes por ônibus, regido pela legislação Estadual, Resolução Conema 58.

Com equipamento específico para aferir motores de ônibus, o Opacímetro, e uma equipe própria do sindicato, os técnicos do TransÔnibus aferem cada veículo diretamente na garagem da associada no período noturno, para não causar impactos na operação. Os veículos que apresentarem resultados dentro da margem definida pelo órgão fiscalizador recebem o Selo Verde, que é fixado no para-brisa dianteiro dos veículos, com fácil visualização de conformidade do veículo pelos passageiros e órgãos fiscalizadores. E semestralmente, as empresas associadas entregam laudos ao INEA com relatórios.

Dentro do Convênio Selo Verde, também é desenvolvido o Programa Despoluir, criado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e pelo SEST/SENAT. Sua operação foi iniciada no TransÔnibus em fevereiro de 2008, visando a redução de emissões de poluentes, a melhoria da qualidade do ar e o uso racional de combustíveis. As aferições são realizadas utilizando equipamentos diferentes do Programa EconomizAR.

O Despoluir é reconhecido internacionalmente como grande impulsionador da sustentabilidade no setor de transporte, sendo diversas vezes premiado nacionalmente.

Ao todo, as empresas de transporte do Estado do Rio de Janeiro deixam de emitir mais de 10 bilhões de quilos de CO² (Gás Carbônico) por ano.

Até novembro de 2023 foram realizadas ???? aferições.

 

Sustentabilidade

Além da adesão aos programas ambientais, as empresas associadas acreditam que a contribuição coletiva para a sustentabilidade é essencial para a sociedade e adotaram algumas práticas, como:

Reutilização de Água

Com um sistema de tratamento adequado, as lavagens dos veículos são realizadas através de água tratada e reutilizada.

Coleta Seletiva

Com distribuição de pontos com recipientes de cores distintas o lixo é descartado de forma adequada e enviado para a reciclagem.