Programas de Desenvolvimento Humano e Organizacional

Plano de Cargos e Salários

O projeto iniciado em novembro de 2012, é fruto das ações do Planejamento Estratégico do TransÔnibus, que foi elaborado através da participação de um grupo formado por empresários, especialistas em diversas áreas e colaboradores do sindicato.

Com o objetivo de auxiliar no processo de Gestão de Pessoas e suas respectivas áreas, o PCS, contou com a parceria do Centro de Serviços de Gestão de Pessoas da Semove, de gestores de Recursos Humanos das empresas associadas e da equipe especializada do TransÔnibus.

Através de um levantamento minucioso das especificidades de cargos do setor de Transporte, que levou cerca de três anos, o sindicato estruturou todas as informações de cargos e salários em dois books digitais, que apresenta a elaboração do plano, a estruturação e a implantação, no volume 1; as descrições dos cargos comuns ao segmento de transporte de passageiros por ônibus pertencentes aos processos Administrativo, Manutenção e Operação, no volume 2.

Como resultados, o trabalho do PCS foi case finalista do Prêmio Ser Humano 2016 da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). Também foi destaque nos Congressos Etransport 2016, CONARH 2016 e Arena ANTP 2019, e publicado nas respectivas plataformas de estudos das entidades.

 

Avaliação de desempenho

Com base no Plano de Cargos e Salário, o TransÔnibus desenvolveu uma ferramenta online para avaliação de desempenho dos funcionários das empresas associadas. Em um ambiente exclusivo, a plataforma atua com parâmetros de competências e resultados, considerando as particularidades do setor de transportes de passageiros por ônibus.

O sistema pretende auxiliar as associadas nas demandas legais e de mercado, de forma consistente, permitindo que as empresas fortaleçam suas estruturas organizacionais.

O projeto foi disponibilizado em junho de 2019 e já foi destaque no Congresso Nacional Arena ANTP em 2023, sendo publicado na biblioteca online da entidade.

 

Consultoria do Sistema de Gestão da Qualidade

Após a implementação do modelo de gestão norma ABNT NBR ISO 9001 na estrutura organizacional do TransÔnibus, em 2011, validado através de auditorias internas, o sindicato iniciou a prestação do serviço de suporte para implementação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas associadas.

O serviço ofertado desde 2014, tem como objetivo orientar as associadas na aplicação de ferramentas de gestão de processos, mapeamento da estrutura organizacional em alinhamento com o direcionamento estratégico de cada empresa, assegurando assim a efetividade das atividades internas e externas.