TransÔnibus e Hemorio fazem parceria para a doação de sangue

16/01/2024

No dia 11 de janeiro, o TransÔnibus em parceria com o Hemorio, realizou a campanha “Doar sangue é salvar vidas”, que contou com um posto móvel da unidade de saúde, na sede do sindicato, em Nova Iguaçu.

A ação mobilizou rodoviários das empresas associadas ao TransÔnibus, seus familiares e colaboradores do sindicato. A ação foi um dos pilares da comemoração de 55 anos, no campo da responsabilidade social, que converge para a difícil realidade da escassez dos bancos de sangue no Estado do Rio de Janeiro.

Logo na chegada, os doadores foram recebidos com a palavra gratidão estampada na porta, cartazes e frases de incentivo mostrando a importância de cada doador. Para alguns rodoviários era a primeira experiência, como foi o caso do Anselmo Martins, despachante da Vera Cruz: “O desejo de doar sangue surgiu graças a um amigo que precisou, porém com a correria diária e com a distância até o Hemorio nunca consegui dedicar um tempo pra fazer isso. Vi uma oportunidade quando a psicóloga da empresa conscientizou os colaboradores sobre a doação no TransÔnibus, pensei:  agora é minha vez! Fiquei nervoso no início, mas conversei com a enfermeira e agora posso dizer que virei um doador regular”, conta com entusiasmo o despachante.

Já para outros, doadores habituais, a doação despertou uma emoção que atua toda vez que acaba a coleta “É uma satisfação saber que eu consigo contribuir para ajudar alguém. É um sentimento de gratidão de ter saúde e proporcionar algo que é tão valioso pra quem recebe”, afirma Claudio Almeida, supervisor de Controles Ambientais do TransÔnibus.

Ao todo foram coletadas 58 bolsas de sangue, de 63 voluntários, que representam uma média de 23 litros de vários tipos sanguíneos, que de acordo, com o Hemorio são suficientes para salvar mais de 230 vidas.

Últimas notícias