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Planejamento Estratégico do TransÔnibus inicia revisão para o ciclo 2019-2024


2/08/2019

No mês de julho, o TransÔnibus iniciou a fase de revisão do Planejamento Estratégico com o objetivo de analisar possíveis mudanças no setor de transportes tendo em vista os cenários mundial, nacional, regional e setorial para os próximos cinco anos. A revisão acontece a cada dois anos.

O Comitê Estratégico, composto por diretores e colaboradores de diversos setores do TransÔnibus e empresários e técnicos das empresas associadas – sob a orientação de Claudia Barbosa, da Akribia Planejamento e Desenvolvimento de Projetos, e Carlos Toledo, da Orplan Consultoria, irá analisar nos próximos nove meses as mudanças que aconteceram na mobilidade urbana no TransÔnibus, na região metropolitana do Rio de Janeiro, no país e no mundo. A partir dessa análise, o comitê será responsável por desenvolver estratégias e produtos que contribuam para o sindicato e as empresas associadas se anteciparem e se adaptarem melhor a essas possíveis mudanças.

Implementado em 2011, o Planejamento Estratégico do TransÔnibus  já resultou em projetos e produtos com resultados positivos tanto para o sindicato, como para as empresas associadas. São eles:

  • Realização de benchmarking, com o objetivo de conhecer novas tecnologias e formas de gestão – o TransÔnibus promoveu visitas do Comitê Estratégico às empresas: Viação Cidade do Aço/RJ, Mobi Brasil/SP, Cittati/SP, SETCESP, Grupo Rio Ita/RJ, CCO BRT/RJ e HP Transportes/RJ).
  • Desenvolvimento de projeto de georreferenciamento, para mapeamento dos pontos de ônibus das linhas das empresas associadas – Estudo realizado em conjunto com a Câmara Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro e a Federação de Transportes do Estado do Rio de Janeiro.
  • Estudo do Diagnóstico das singularidades dos municípios de Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti realizado pela Coppetec/UFRJ.
  • Promoção dos Encontros de Mobilidade, com a participação de lideranças comunitárias, representantes da sociedade civil organizada e gestores das áreas de transporte e trânsito dos cinco municípios;
  • Mapeamento das Demandas das Associadas, através de pesquisas de grupos de foco.
  • Desenvolvimento e implantação do Plano de Cargos e Salários – PCS – nas empresas Associadas.
  • Realização de pesquisas de opinião com o cliente, aplicadas pela – FGV Opinião/RJ.
  • Desenvolvimento de um Programa de Comunicação Organizacional, cuja primeira etapa consistiu na elaboração de um programa de Comunicação interna para as empresas associadas.
  • Desenvolvimento do Programa de Aperfeiçoamento das Competências do Rodoviário, com o objetivo de incentivar a melhoria do desempenho dos profissionais que atuam no setor.
  • Edição de publicações: Relatório de Gestão do Sindicato e Cenários da Mobilidade – Plano Estratégico Transônibus – Uma Leitura Propositiva da Região Metropolitana – RJ.
  • Redefinição da Estrutura Organizacional e implantação de Sistema de Gestão do TransÔnibus para atender novos propósitos e demandas. Sensibilização e incentivo à implantação do Sistema de Gestão da Qualidade nas empresas associadas.
  • Desenvolvimento de um modelo de Sistema de Avaliação de Desempenho on-line para as empresas associadas.

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